segunda-feira, 24 de julho de 2017

Câmara Municipal - Discurso de Candidatura


Discurso de Cristina Ferreira na Apresentação de Candidatura à

Câmara Municipal de Almodôvar


Almodôvar,  08 de Julho de 2017 – Inauguração da Sede de Campanha do Bloco de Esquerda

"Boa tarde a todas e a todos!

De novo o Bloco de Esquerda apresenta uma candidatura aos diversos órgãos autárquicos, neste caso à Câmara Municipal apresentando, assim, uma verdadeira Alternativa ao conjunto de políticas que têm governado, ou melhor, desgovernado o concelho.

Uma verdadeira alternativa porquê?

Porque é necessário pensar o concelho como um todo, com as suas gentes, com as suas potencialidades, delineando, assim, uma estratégia de futuro, um rumo. Pensar e atuar de acordo com o imediato, resolve problemas pontuais e urgentes mas não cria sustentabilidade para um futuro, não resolve os problemas estruturais, sejam eles económicos, ambientais ou sociais.

Essa política do imediato só criou um grande fosso: o concelho perde a pouca indústria/ empresas que tem, os serviços vão gradualmente fechando, as escolas vão perdendo alunos e fechando, as pessoas saem à procura de outros lugares com oportunidade de emprego, no concelho ficam aqueles que já não têm coragem de sair - temos um concelho envelhecido e sem estruturas económicas que potenciem o desenvolvimento.

A verdadeira alternativa passa por olhar o concelho a partir de dentro, a partir dos recursos que possui, e eles são tantos!!!, para criar uma estrutura económica que permita o sustento das suas gentes.

O concelho tem 2/3 de serra - uma riqueza imensa - ao nível ambiental, paisagístico,  da biodiversidade e claro, humana e económica - mel, medronho e cortiça - são alguns dos produtos que fazem parte deste universo; o turismo, nas suas diversas vertentes permite criar sustentabilidade e também, muito importante, fixar gente nas zonas rurais.

Estruturar o futuro do concelho, baseado no potencial humano e nos recursos existentes, é o eixo condutor desta candidatura à Câmara Municipal: um concelho com pessoas e para as pessoas.

A política do imediato, do olhar para o umbigo, das festas, junto com a sede de poder, só evidencia a hipocrisia e o total desinteresse/desprezo pelo que as pessoas precisam: condições para viverem, trabalharem e aqui construírem o seu futuro.

O Bloco de Esquerda não compactua com valorização pessoal encapotada de política, com dizer uma coisa e fazer outra, com egotismo e despotismo e é por isso que esta candidatura se afirma como "Uma Verdadeira Alternativa".

Obrigada a todos e todas pela vossa presença! 




Almodôvar - sede de campanha, 8 de Julho de 2017

Sem comentários:

Enviar um comentário