sexta-feira, 13 de julho de 2018

Cristina Ferreira - Crónica ( XXIX )





CAIXA ALTA XXIX

Rádio Castrense 93.0 fm - 6ª Feira 




Decorreu no dia 8 de julho, em Felizes, freguesia de S. Barnabé, uma sessão de esclarecimento sobre a atividade parlamentar do Bloco de Esquerda, com o deputado João Vasconcelos.


Esta sessão de esclarecimento vem na sequência do pedido efetuado pela população no comício efetuado na campanha para as eleições autárquicas de 2017, que manifestou interesse em conhecer um deputado da Assembleia da República já que é o voto do povo que os elege. 

O Bloco de Esquerda que, além de apresentar o seu programa eleitoral, tem a preocupação de ouvir o que as pessoas têm para dizer e procura atender às suas expectativas, conseguiu levar um deputado da Assembleia da República àquela localidade - esta foi, segundo a população, a primeira vez que um deputado da nação esteve naquela localidade.




Nesta sessão, foram ouvidas várias questões pertinentes, respondidas de imediato, na sua maioria,  pelo deputado João Vasconcelos. Entre estas, destacam-se as que se relacionam com a proteção da produção e comercialização dos produtos serranos tradicionais, nomeadamente o mel e o medronho, nas vertentes do fabrico, transporte e comercialização; esta questão em particular é muito importante para a sobrevivência económica das gentes da serra, sendo em alguns casos a única fonte de rendimento. Relembre-se que a região ainda passa por um período de depressão económica por conta dos incêndios de 2004 que delapidaram a então principal fonte de rendimento, a cortiça.



Também foi abordada a necessidade de desenvolver uma rede hídrica, baseada em barragens, de modo a suprir a atuais necessidades de abastecimento para consumo humano e rega e, ainda, com capacidade para suportar períodos de seca extrema e abastecimento de aeronaves de combate a incêndios.

As redes viárias e as de abastecimento de energia elétrica são, também, motivo de preocupação destas gentes: é incompreensível que ao lado de diversos aerogeradores, as localidades serem deficitariamente abastecidas, tanto em potência como em continuidade; é também incompreensível que as estradas principais de acesso tenham tão más condições de piso, traçado sinuoso e estreito.

Segundo os mais jovens, a educação, no concelho, deveria ser mais aliciante, com maior diversidade de oferta formativa, e que permitisse a conclusão, no concelho, do percurso escolar obrigatório.



Esta aldeia, dado o envelhecimento da população, lamenta que o Centro de Saúde de Almodôvar não tenha um Serviço de Urgências, que permita um socorro mais eficaz e rápido a todos aqueles e aquelas que dele necessitam, obrigando, assim, a recorrer a serviços médicos fora do concelho. Mesmo nas situações de consultas e de acompanhamento médico, as soluções disponíveis não atendem cabalmente as necessidades.

Também a habitação, tanto na vertente da construção como da recuperação, é fator que merece atenção face às condicionantes ecológicas e ambientais que esta zona apresenta, e que é mais um fator de desmotivação para a fixação de população.

Estas foram as contribuições mais relevantes.

Constata-se, assim, que em Felizes, a população tem a perfeita noção do conjunto de problemas que afetam a sua localidade e o concelho, como tem, também, a capacidade de apresentar, de forma crítica, soluções e melhorias a implementar.

Haja quem realmente os ouça!

Da parte do deputado João Vasconcelos fica o compromisso de levar estas questões às respetivas comissões e grupos de trabalho parlamentar, para se conseguir o respetivo apoio legislativo e jurídico na análise e resolução das mesmas.


13/07/2018
Cristina Ferreira

Sem comentários:

Enviar um comentário