sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Cristina Ferreira - Crónicas II (15FEV2019)


Crónica 10.ª

(Caixa Alta S2 - 15FEV2019)




"Os trabalhadores das lavarias executam uma tarefa essencial no setor da extração mineira. Depois de extraído o minério, ele tem que ser tratado, através de processos variados que implicam a utilização de químicos e ferramentas que provocam poeiras perigosas.

Desse ponto de vista, os trabalhadores das lavarias estão expostos a níveis de poeiras e metais pesados dez vezes mais altos do que é aconselhável ao ser humano. Isso mesmo é indicado por vários estudos sobre este setor de atividade.



No entanto, e apesar da penosidade e perigosidade associadas a este trabalho, os trabalhadores não têm direito a condições de reforma semelhantes a profissões que têm os mesmos riscos associados. As doenças oncológicas e do foro respiratório prevalecem, sendo que a qualidade de vida destes trabalhadores quando chega a reforma é muito reduzida, dificultada por estas mesmas doenças.

Assim, é de elementar justiça que possam ser equiparados a trabalhadores com uma penosidade e perigosidade semelhantes, por forma a poderem antecipar a sua reforma sem penalizações."

Esta foi a nota justificativa que o Bloco de Esquerda apresentou na Assembleia da República, no dia 2 de novembro de 2018, para a Proposta de Alteração à PROPOSTA DE LEI N.º 156/XIII/4.ª do ORÇAMENTO DO ESTADO para 2019 no que define o regime especial de acesso às pensões de invalidez e de velhice dos trabalhadores do interior das minas e das lavarias e dos trabalhadores da indústria de extração das pedreiras.

Esta luta pela antecipação da idade da reforma dos trabalhadores de lavaria foi uma das reivindicações dos trabalhadores da Somincor aquando da greve em 2017 e finalmente, e justamente, estes trabalhadores venceram: a antecipação da idade de reforma para os trabalhadores de lavaria equiparada à dos mineiros.

E porque as vitórias são para ser comemoradas realiza-se no próximo domingo, dia 17, em Almodôvar, um almoço com os trabalhadores das lavarias e que contará com a presença de Catarina Martins, Coordenadora Nacional do Bloco de Esquerda, Isabel Pires e José Soeiro, deputad@s na Assembleia da República pelo Bloco de Esquerda.

Este será um momento de partilha e reconhecimento de quem lutou, tanto na mina como na Assembleia da República, por melhores condições de trabalho, por um futuro, por justiça.



Caixa Alta, Rádio Castrense


Cristina Ferreira, 15/02/2019



Sem comentários:

Enviar um comentário