sexta-feira, 7 de janeiro de 2022

Cristina Ferreira - Crónicas V (07JAN2022)

 











É com imenso prazer que aceitei o convite da Rádio Castrense para continuar a fazer parte deste painel da Caixa Alta.

A todos os ouvintes um excelente ano de 2022.

 

UM “CALMO” REGRESSO ÀS AULAS


Continuamos a lutar por um mundo diferente, mas parece que caminhamos devagar.

Estou a referir-me à plataforma digital que permite a inscrição e obtenção da senha digital para aceder à terceira dose de vacina contra a COVID – 19.

Iniciou-se ontem, quinta-feira a vacinação exclusiva para crianças e comunidade escolar e, logo no primeiro dia, as senhas digitais esgotaram em vários centros.  Até aqui tudo normal.

O que não é normal é querer aceder à plataforma para agendar a vacinação e esta não funcionar ou dar erro.

Se a desculpa é a “instabilidade” devido à elevada procura então os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde nada aprenderam nestes anos de pandemia Covid 19.

Claro que a procura iria ser elevada, claro que os centros de vacinação iriam ficar lotados, claro que a comunidade escolar iria aderir em massa para se proteger a si e aos outros. Claro está que nada disto foi tido em conta, nem o volume da comunidade escolar, nem o medo de ser infetado que ainda persiste.

Nos próximos dias espera-se algo diferente: disponibilizar mais senhas para agendamento de vacinação na modalidade de “casa aberta”. Espero bem que isso aconteça, mas também que a plataforma funcione, pois de outra maneira continuamos com o mesmo dilema, tipo pescadinha de rabo na boca, se as intervenções técnicas não garantirem a melhoria do desempenho do portal e o desaparecimento do erro 403.

Para ficar bem na foto o primeiro-ministro António Costa, na conferência de imprensa do Conselho de Ministros, congratulou-se pela grande adesão à terceira dose, mas que com a convocação dos professores “houve um momento do site que esteve em baixo”. Não sei o que ele considera um momento, mas eu, que já ando há dois dias a tentar agendar a vacinação, ainda não consegui, o que me parece uma eternidade tendo em conta que o dia 10 se aproxima a passos largos e há aulas a começar.

Talvez até domingo a situação se resolva, e que da parte da tarde os professores e outros profissionais da comunidade escolar sejam vacinados com a dose de reforço para um calmo regresso às aulas presenciais.

Bom fim de semana!

 

Caixa Alta, Rádio Castrense

Cristina Ferreira, 07/01/2022


Sem comentários:

Enviar um comentário