terça-feira, 1 de outubro de 2019

Fizemos Acontecer - Na Indústria Mineira

Recentemente na rede social Facebook, o BE-Almodôvar deparou-se com propaganda do Partido Socialista com informações deliberadamente erradas, veiculadas por Luís Martins,  candidato suplente deste partido pelo distrito de Beja.

Estamos em período eleitoral e não sendo de todo normal, frequentemente a propaganda  dos partidos recorre aos mais criativos truques para influenciar a escolha dos eleitores. Se já é mau que seja preciso recorrer a truques, para conseguir passar uma determinada ideia, pior será quando se faz uso de falsidades, deliberadamente proferidas pelos candidatos.

Em apreço, estão as afirmações do candidato PS, relativas ao famoso Artigo 269 que concede TAMBÉM aos trabalhadores das lavarias acesso à antecipação da idade de reforma por desgaste rápido, tal como já o era aos trabalhadores mineiros de fundo.

Uma vez que as informações são deliberadamente falsas, este núcleo concelhio, entende por isso ser necessário, proceder de imediato à sua correção.

Convidamos por isso a assistir o vídeo a seguir:




Atente-se na intervenção do sr. Deputado do PS - Tiago Barbosa Ribeiro, a partir dos 18 segundos, que em momento algum referiu a alteração da lei para os trabalhadores das lavarias. Depois, compare-se em seguida, com a intervenção da sra. Deputada do Bloco de Esquerda - Isabel Pires, ao 1 minuto e 20 segundos, sobre a proposta do BE para fazer estender o regime de antecipação da idade de reforma aos trabalhadores das lavarias. Neste vídeo pode-se encontrar também as declarações do sr. deputado do PCP - Jorge Machado sobre o mesmo assunto.

Saliente-se que a alteração da lei, deveu-se à sua aprovação na Assembleia da República, à qual o PS votou favoravelmente eventualmente porque a isso se "viu obrigado", até porque fosse por vontade do sr. Ministro Vieira da Silva esta nunca teria acontecido.

O acesso à reforma antecipada por desgaste rápido, foi um anseio de anos e anos dos trabalhadores das lavarias que só foi alcançado depois de uma feroz luta laboral, à qual o Bloco de Esquerda se aliou, cuja parte mais visível foi feita com recurso à greve à porta da mineira Somincor, e que custou caro a alguns camaradas de trabalho do sr. candidato suplente do PS pelo distrito de Beja - talvez os tenha visto por lá quando ia pegar ao trabalho.

Extraímos da publicação do sr. candidato a seguinte afirmação:

"Na indústria mineira, algo que me é muito caro, alargamos aos trabalhadores das lavarias o estatuto de desgaste rápido para acesso à reforma antecipada." 

Impõem-se por isso a pergunta:

O que lhe é caro, o sucesso da luta dos seus camaradas em seu benefício, ou a falsidade das suas declarações?

Na mesma linha de pensamento, e uma vez que a referida publicação menciona outros factos atribuídos ao PS, são estes verdadeiros?




Sem comentários:

Enviar um comentário